Empilhadeira semi elétrica e empilhadeira manual: conheças as características, semelhanças e diferenças entre esses equipamentos  

Você sabe para que serve empilhadeira semi-elétrica e empilhadeira manual? Neste artigo, você aprenderá mais sobre a aplicação dessas máquinas e quais são as diferenças entre elas.

A Forza agora conta com essas máquinas no seu portfólio. Atuamos há 11 anos no mercado brasileiro desenvolvendo pás carregadeira, empilhadeiras elétricas contrabalançadas e patoladas. Contudo, vimos as necessidades do mercado e, para atendê-las, lançamos um portfólio novo de produtos em 2022, com empilhadeiras semi elétricas e também manuais.

Além disso, contamos em novembro/22 com o novo setor de Sucesso do Cliente, para garantir que você fique totalmente satisfeito com os nossos produtos e serviços.

O que é empilhadeira semi elétrica e empilhadeira manual?

Em primeiro lugar, vamos falar sobre a empilhadeira semi elétrica. Ela é um tipo de equipamento de movimentação de materiais utilizado para elevar e movimentar cargas pesadas. Na elevação se usa um sistema elétrico, na movimentação ela é manual, por parte do operador. Esta é a diferença para um empilhadeira 100% elétrica, que eleva e se movimenta eletronicamente.

A empilhadeira manual e semi elétrica é uma solução básica indicada para operações menores, o que detalharemos mais à frente neste artigo. Essas máquinas, geralmente, podem ser encontradas em pequenos galpões e até mesmo no estoque de lojas.

Antes de mais nada, saiba que a empilhadeira semi-elétrica e a empilhadeira manual têm muito em comum. Nesse sentido, ambas são uma excelente alternativa para economizar na hora da compra e, ao mesmo tempo, contar com equipamentos eficientes.

Afinal, a empilhadeira semi-elétrica e empilhadeira manual são muito mais baratas do que uma empilhadeira elétrica, por exemplo. Contudo, é preciso avaliar as funcionalidades dessas máquinas. Continue a leitura e aprenda mais.

O que é uma empilhadeira manual?

Geralmente as empilhadeiras manuais são mais baratas. Embora existam alguns custos com manutenção, elas são alternativas muito práticas e eficientes.

Além disso, as empilhadeiras manuais não requerem atenção extra para a bateria ou para os níveis de combustível. Afinal, elas operam somente com o sistema hidráulico e mecânico, sem componentes elétricos de nenhum tipo.

Outro benefício importante, é que essas máquinas são simples em termos de funcionamento

As empilhadeiras manuais oferecem aos iniciantes a chance de aprimorar suas habilidades e fortalecer suas técnicas antes de dar um passo adiante para um aparelho mais robusto.

No entanto, embora haja muitos benefícios em possuir uma empilhadeira manual, também existem alguns pontos de atenção. Por exemplo, empilhadeiras manuais podem ser um pesadelo para os operadores que estão acostumados a usar apenas empilhadeiras automatizadas.

Logo, é preciso investir em uma empilhadeira semi-elétrica e empilhadeira manual somente se for algo benéfico para os seus operadores. Além disso, as empilhadeiras manuais podem sobrecarregar os funcionários. 

Afinal, o bombeamento e o levantamento constantes da máquina podem cansar até os operadores veteranos mais eficientes e habilidosos. Logo, invista nessas máquinas somente para operações leves e esporádicas.

Em casos de operações mais pesadas e constantes, as empilhadeiras semi-elétricas eliminam o trabalho pesado e, portanto, podem parecer a opção mais leve para alguns tipos de trabalho.

Vantagens da empilhadeira semi-elétrica e empilhadeira manual

Em primeiro lugar, elas não requerem uma licença específica para serem operadas. Entretanto, é preciso fazer um pequeno preparo para operá-las e saber como elas funcionam. Para isso, leia o manual e consulte a nossa equipe especializada. 

Essas máquinas são compactas e não ocupam muito espaço durante a operação. Logo, ela permite uma manobragem simples em meio a corredores estreitos e em ambientes limitados.

Essas pequenas máquinas também são alternativas sustentáveis, assim como as empilhadeiras elétricas elas não emitem gases de escape e permitem uma operação “limpa” mesmo em espaços fechados.

Por fim, a empilhadeira semi-elétrica e empilhadeira manual não emitem sons que prejudicam a audição. Desse modo, elas podem ser operadas em locais próximos de residências ou em lojas, mesmo com movimentação de clientes.

Como as empilhadeiras manuais e semi-elétricas funcionam?

A empilhadeira semi-elétrica usa uma mistura de energia manual e de uma bateria. Para ligá-la, basta apertar um botão para acionar o seu mecanismo de elevação. Esse motor controla os garfos, permitindo ao operador abaixá-los ou levantá-los até a altura desejada.

Além disso, assim como acontece com a empilhadeira manual, os operadores devem usar sua própria força para movimentar a máquina no armazém. No entanto, é necessário um esforço mínimo para fazer isso, pois essas máquinas podem se mover com facilidade em superfícies planas.

Onde usar a empilhadeira semi-elétrica e empilhadeira manual?

Ambas podem ser operadas em galpões com piso regular, sejam eles extensos ou pequenos. Contudo, deve-se levar em consideração as condições de trabalho do operador para que ele não precise fazer grandes deslocamentos empurrando a máquina.

Nesse sentido, elas costumavam ser um excelente investimento. Além disso, hoje em dia, são muito baratas e, portanto, acessíveis para empresas de todos os portes.

Quais são as semelhanças e diferenças entre essas máquinas?

Em primeiro lugar, vamos falar sobre os pontos nos quais essas máquinas são parecidas. Ambas têm capacidades iguais, pois suportam 1.500 kg. Do mesmo modo, a altitude de elevação é de 1,60 m para a empilhadeira semi-elétrica e empilhadeira manual.

A empilhadeira manual é movimentada de forma manual, seja para fazer o deslocamento da máquina ou para elevar os garfos. Logo, essa máquina é indicada para operações mais leves e que requerem poucas movimentações de produtos e de estruturas porta pallets. Dessa maneira, são perfeitas para trabalhos de menor intensidade.

Em contrapartida, a empilhadeira semi-elétrica possui as mesmas características. Contudo, são movimentadas de forma manual e as estruturas de elevação são movidas por um pistão elétrico que é acionado por uma bateria. 

Desse modo, para elevar os garfos da máquina, basta apertar um botão. Diferente da empilhadeira manual, que exige um bombeamento para elevar essa estrutura. A estrutura elétrica do equipamento é simples e fica na parte interna da empilhadeira.

Vale a pena investir em empilhadeiras manuais e semi-elétricas?

Você já sabe que a empilhadeira semi-elétrica e empilhadeira manual são equipamentos que facilitam movimentações simples e agilizam o processo de armazenamento e logística em operações leves e reduzidas.

Compactas, essas máquinas podem elevar cargas com segurança, aumentar a produtividade e até mesmo evitar problemas de saúde nos operadores. Usar uma empilhadeira manual ou semi-elétrica é uma escolha segura e que garante a agilidade da operação do trabalho.

Da mesma maneira, elas foram desenhadas para serem sustentáveis, reduzir custos e aumentar os lucros. As nossas opções de empilhadeiras são opções ergonômicas, fáceis de se usar e equipadas com tecnologias que permitem elevações de até 1,5 m de altura. A capacidade de carga dessas máquinas permite que elas elevem até 1.500 kg.

Logo, investir em uma empilhadeira semi-elétrica e empilhadeira manual é uma escolha assertiva para quem trabalha com operações simples, leves e em espaços reduzidos. Além disso, são perfeitas para quem quer um equipamento eficiente sem gastar muito.

Saiba como comprar máquinas pesadas e empilhadeiras completas com preço de fábrica

Agora que você já sabe os principais detalhes sobre as empilhadeiras elétricas e manuais, que tal falarmos sobre a possibilidade de comprar essa máquina pesada completa, com assistência sempre disponível e com preço de fábrica?

A modalidade de compra programa já é uma realidade no mercado de máquinas pesadas do país. Montadas em território nacional, elas demandam entre três a quatro meses para serem entregues ao proprietário. Mas, onde comprar empilhadeira semi-elétrica e empilhadeira manual montadas no Brasil?

A Forza é uma empresa que atua há mais de 11 anos no mercado brasileiro. Especializada na montagem de máquinas pesadas e com componentes de alto padrão importados, conta com grande estoque de peças.

Além disso, oferece modelos de pá carregadeira e retroescavadeira com preço de fábrica e que operam com mecânica simples e eficiente. O foco da empresa é oferecer condições para elevar a produtividade dos negócios brasileiros. 

A manutenção dos nossos equipamentos é simples e contamos com assistência especializada em todas as regiões do Brasil.

Compartilhe este conteúdo

Relacionados

Precisa de ajuda para escolher uma máquina?

Nossos consultores estão à disposição para ajudá-lo. Entre em contato para obter assistência personalizada.

Conteúdos relacionados