Mercado de máquinas pesadas tem maior crescimento dos últimos 10 anos

mercado de máquinas pesadas apresentou um aumento de 60% em relação a 2021. Esse valor indica o maior crescimento do setor da última década. Além disso, ele representa números mais otimistas do que o setor automotivo, que, aos poucos, se recupera de uma grande queda.

Mas, quais são os equipamentos que se enquadram como máquinas pesadas? As mais conhecidas são as retroescavadeiras e as pás carregadeiras. Esses veículos são usados fora da estrada e têm a função de lidar com tarefas que exigem mais força, como a construção civil e a agricultura.

Os resultados do mercado de máquinas pesadas ainda estão em evolução. Desta maneira, esperamos que os resultados atinjam um valor 70% maior do que o ano de 2021.

O crescimento do mercado de máquinas pesadas

Neste ano, vemos que as vendas por mês de máquinas pesadas no Brasil estão na média das 2.600 unidades. Em contrapartida, a média de 2021 indica o valor de 1.600 máquinas vendidas por mês. Esses números indicam um aumento de 61%, um resultado expressivo e que não vemos há uma década. 

Nesse sentido, a venda de 2.600 máquinas representa um grande impacto na economia brasileira. Afinal, ele representa a movimentação de milhões de reais. 

Especialistas afirmam que esse valor indica o mesmo que o faturamento da venda de 42.000 unidades do carro zero mais barato do Brasil, o Renault Kwid. Este, por sua vez, não teve os mesmos resultados do mercado de máquinas pesadas.

De acordo com dados da Renault, a contabilidade das vendas do automóvel neste ano está na casa dos 24.000 carros. Em outras palavras, em um ano, o segmento das máquinas pesadas superou em 10 vezes mais as vendas do carro novo mais barato do Brasil.

Os bastidores do cenário positivo do segmento de máquinas pesadas

Os bastidores desse resultado positivo do mercado de bens de capital da linha amarela mostram um forte aumento dos investimentos em infraestrutura e de outros segmentos da construção.

Em outras palavras, o aumento da aquisição desse tipo de equipamento indica um maior investimento em setores-chave da economia brasileira. Por exemplo, as pás carregadeiras foram criadas para facilitar o trabalho humano e, assim, realizar tarefas que seriam impossíveis ou extremamente difíceis para nós. 

Além de, é claro, movimentar, carregar e descarregar grande quantidade de carga de caminhões, elas podem ajudar em muitas outras operações. Confira alguns exemplos de atividades que movimentam o mercado de máquinas pesadas:

  • Manobra de vagões de trem;
  • Abertura de estradas;
  • Tracionamento;
  • Nivelamento;
  • Terraplanagem.

Do setor de mineração ao produtivo: a pá carregadeira se mostra uma máquina essencial para a produtividade dos negócios. Logo, é indispensável em locais de grande fluxo de trabalho. Confira alguns dos setores que empregam esse tipo de máquina para funcionar:

  • Fazendas;
  • Construção civil;
  • Agroflorestal;
  • Químico;
  • Mineração.

Do mesmo modo, as retroescavadeiras também contribuem para atividades que possuem grande impacto na movimentação da economia do Brasil. Além de serem um indicativo otimista do investimento em grandes obras. Por exemplo, a construção de estradas, portos e ampliação de aeroportos.

Desse modo, enquanto o setor de automóveis lida com sérias crises e dificuldades para se recuperar, o mercado de máquinas pesadas mostra resultados contrários e a tendência é que esse otimismo continue em 2023.

Histórico de crescimento do mercado de máquinas pesadas

Tudo começou em 2021, quando mesmo em meio à pandemia, o setor mostrou se recuperar em relação às vendas feitas no Brasil. Em 2020, a expectativa para o crescimento do setor para o ano seguinte era de 12%.

Contudo, ainda no primeiro trimestre de 2021, esse número foi superado, mesmo com uma economia ainda impactada pela crise sanitária. Esse resultado mostrou a retomada às atividades que utilizam máquinas pesadas para funcionar.

Do mesmo modo, os setores agrícolas e de mineração se fortaleceram e investiram em máquinas para se reerguer. Até o último trimestre de 2021, o segmento agrícola adquiriu 44% mais equipamentos pesados como as pás carregadeiras do que o ano anterior.

Em contrapartida, a área de construção civil apresentou um resultado ainda mais elevado. Nesse caso, o crescimento foi de 72% até o final de 2021. Esse resultado impulsionou também o mercado de máquinas pesadas em se tratando das montadoras brasileiras.

Como consequência, as empresas que montam equipamentos localmente aumentaram sua participação de mercado. O cenário favorável fez com que ocupassem 55% das vendas atuais de máquinas pesadas em relação aos fabricantes do exterior.

Já, em 2022, como mostramos no gráfico, o setor teve o maior crescimento dos últimos 10 anos. Em grande parte, motivado pelo setor da construção civil. De acordo com especialistas, essa tendência poderá se repetir no ano de 2023 e nos anos seguintes.

Segundo João Carlos Marchesan, presidente do conselho de administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), espera-se que, no ano que vem, o mercado de máquinas pesadas apresente um crescimento maior do que 20 pontos percentuais.

Projeções para 2023

Para 2023, espera-se uma continuidade nos bons resultados deste ano. Afinal, os pequenos, médios e grandes construtores civis pretendem continuar os avanços na área. Do mesmo modo, o segmento produtores e de outros ramos do setor de agricultura, esperam resultados positivos no desempenho das atividades.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), há expectativa de uma alta de 15 pontos percentuais nas safras de grãos para o próximo ano. Nesse sentido, especialistas esperam um aumento de cerca de 25% nas compras de máquinas pesadas.

Expectativas para a construção civil e o mercado de máquinas pesadas

De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), há uma projeção de que o segmento da construção civil avance 13,5% até o início deste ano. E, para 2023, as expectativas são que o setor continue em decolagem.

Esse aumento se deve à retomada de grandes projetos de construção e também de reformas e construções particulares, que movimentam os pequenos e médios construtores. Além disso, eles foram fruto do programa habitacional do governo que resultou na construção de mais moradias populares.

Nesse sentido, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa é de que o aumento do mercado de máquinas pesadas continue em crescimento por cerca de sete trimestres seguidos.

Segundo especialistas, esse otimismo é resultado da retomada das atividades de 2021, que apresentaram um marco no impacto negativo causado pela pandemia de Covid-19 de 2020.

Você já pensou em comprar máquinas pesadas em montadoras brasileiras

Agora que você já está atualizado sobre as tendências do mercado de máquinas pesadas, vamos falar sobre equipamentos simples, com assistência sempre disponível e com grande custo-benefício.

A modalidade de compra programa já é uma realidade no mercado de máquinas pesadas do país. Montadas em território nacional, elas demandam entre três a quatro meses para serem entregues ao proprietário. Mas, onde comprar máquinas pesadas montadas no Brasil?

A Forza BR é uma empresa que atua há mais de 11 anos no mercado brasileiro. Especializada na montagem de máquinas pesadas e com componentes de alto padrão importados, conta com grande estoque de peças.

Além disso, oferece modelos de pá carregadeira com preço de fábrica e que operam com mecânica simples e eficiente. O foco da empresa é oferecer condições para elevar a produtividade do mercado de máquinas pesadas do país.

A manutenção das pás carregadeiras, empilhadeiras e retroescavadeiras é simples. Além disso, você também contará com mecânicos especializados em todas as regiões do Brasil.

Recentemente, a Forza inaugurou o setor de sucesso do cliente. Este é responsável por assegurar todas as garantias e assistência para o cliente. Desse modo, no caso de imprevistos, você conta com profissionais que irão analisar a sua situação e oferecer a solução certa. 

Compartilhe este conteúdo

Relacionados

Precisa de ajuda para escolher uma máquina?

Nossos consultores estão à disposição para ajudá-lo. Entre em contato para obter assistência personalizada.

Conteúdos relacionados